O acirramento entre capitalismo e comunismo recrudesce, a queda do muro de Berlim reforça este significado. Porém, não se trata de um entendimento, mas da derrocada do comunismo que não conseguiu construir a utopia de uma sociedade igualitária, sem castas privilegiadas nem indivíduos excluídos. O culto ao corpo alcança proporções desconhecidas até então, as academias de ginástica lotam e a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida aterroriza homens, mulheres e homossexuais de todas as idades no mundo inteiro. Os homens exibem altos topetes à custa de muito gel, e as mulheres carregam no blush para dar às bochechas o visual de vivacidade requerido pela geração saúde. Nos anos 80 há um jogo do pós-moderno acentuando outros aspectos que dizem respeito a valores subjetivos. A pintura é a encarregada de explorar as sensibilidades remanescentes da sociedade na era da globalização que se avizinha e revela que as vanguardas não esgotaram a criatividade das formas tradicionais da arte. O fim da idade industrial é também o início da idade da informação que populariza os computadores pessoais, walkmans e videocassetes. |
||
|
||
Ano |
Fatos ocorridos na vida do artista |
Fatos ocorridos no Brasil e no mundo |
|
|
|
1980 |
Pinta o painel do Pan-American Union, Washington, Estados Unidos. Realiza exposições individuais no Museum of Modern Art of Latin American, Washington, em Miami e no Rio de Janeiro. |
Amadurece o Mercado de microcomputadores com o lançamento do PC, personal computer da IBM. |
1981 |
Participa da Feira Internacional de Arte Contemporânea/FIAC 81, na França e expõe no Museu de arte Nacional de Osaka, Japão. |
Artistas plásticos encontram nova expressão na surpreendente arte incomum, nome dado aos desenhos de esquizofrênicos e outros doentes mentais que a 16ª Bienal de São Paulo mostra ao público. |
1982 |
Elabora ‘pano de boca’, a cortina de fundo, de 9 x 18 m, do Teatro Provincial de Kumamoto, no Centro Cultural de Kumamoto. Realiza exposições individuais na Flórida e em Nova Iorque. Participa da Feira Internacional de Arte Contemporânea/FIAC 82, em Paris. |
|
1983 |
Realiza individuais no Brasil, Estados Unidos e Panamá. |
|
1984 |
Realiza individual na realidade Galeria de Arte, no Rio de Janeiro e expõe em coletivas na França, Espanha, Suécia e Brasil. Participa da Feira Internacional de Arte Contemporânea/FIAC 84, em Paris. |
|
1985 |
Participa do ICAF 85, no Barbican Centre, em Londres. |
A restauração dos afrescos de Michelangelo na capela Sistina, em Roma, gera polêmica quanto ao resultado final e sua fidelidade ao original. |
1986 |
Realiza mostra retrospectiva e lança seu primeiro livro Vida e obra de Manabu Mabe, no Masp/SP. Participa da Feira de Arte Contemporânea/ARCO 86, em Madrid. |
|
1987 |
Participa da Feira Internacional de Arte Contemporânea/FIAC 87, em Paris. |
Uma loja japonesa comprou O acrobata e o jovem arlequim, de Pablo Picasso, pela soma recorde de 38 milhões de dólares. O quadro Íris, de Vicent Van Gogh, pintado num hospício, foi arrematado em Nova Iorque por 53,9 milhões de dólares. |
1988 |
Realiza exposição individual no Espaço Latino-America, em Paris e no Yutaka Sanematsu Escritório de Arte, em São Paulo. Participa do MUBA, na Suíça e da Feira Internacional de Arte Contemporânea/FIAC 88, em Paris. |
O Japão se despede do imperador Hirohito, o 124º monarca, aos 87 anos. A criação da nova Constituição Brasileira enseja mudanças radicais nos rumos políticos do país. |
1989 |
Realiza exposição individual na Kouros Gallery, em Nova Iorque, Estados Unidos. Participa da Feira de Arte Contemporânea/ARCO 89, em Madrid. |
|