Você está aqui: Home Mabe para crianças

Mabe para crianças

Manabu Mabe foi uma criança diferente das que havia na província de Kumamoto no Japão. Sempre cheio de energia, era tão exaltado que seu pai um dia lhe chamou atenção. Se você tem 10 anos nada será mais excitante do que embarcar num navio cheio de gente, cruzar meio mundo, desembarcar numa terra completamente desconhecida e terminar a viagem num cafezal no interior paulista.

Essa foi a aventura do menino Manabu Mabe, desbravar um mundo novo de planícies a perder de vista, plantações de café, fazendas de criação de gado, florestas, caminhos de terra vermelha na mata virgem, o canto dos pássaros, o ruído dos insetos, o barulho da queda das mangas. O menino Mabe pescava lambaris e bagres em riachos, colhia cocos e goiabas, brincava de correr atrás dos pássaros. O fruto vermelho do café, as folhas verdes, o céu azul do interior ainda hoje estão retratados nas telas de Mabe, e o sonho daquele jovem coberto de suor e poeira que cultivou a terra roxa permanece o mesmo.

Em Mabe para Crianças você encontrará histórias sobre a sua infância, jogos interativos e passatempos inteligentes, atividades lúdicas e encantadoras capazes de ocupar bem o excesso de energia das crianças, tal como o menino Mabe no início do século XX.

Se você é criança, ou se tem uma criança dentro de você, não vai perder por esperar os jogos interativos, brincadeiras, quebra-cabeças, uma curtição tendo a maior de todas as crianças no centro das atenções — Mabe, o pequeno Samurai da Pintura — pioneiro do abstracionismo no Brasil retratando luzes e cores.

Mabe-para-crianasAos sete anos de idade desenhei um guarda-chuva. Aos dez, uma paisagem de outono. Aos vinte e dois anos comecei a pintar a óleo sobre tela, frutas e paisagens da colônia e, aos vinte e nove anos passei a me preocupar com as cores e formas. Aos trinta e dois anos explodiram as obras abstratas e as telas passaram a pulsar o sangue rubro de esperança e excitamento”.
Manabu Mabe