Você está aqui: Home Instituto

Instituto Manabu Mabe

A arte representa o espírito humano e o artista permanece em sua obra, vivendo através dos tempos. Salvaguardar e transmitir a herança patrimonial é dar significado ao que se entende como Nação.

O Instituto Manabu Mabe, entidade sem fins lucrativos fundada em 1997 — representada pela família Mabe — tem por objetivo contribuir para a difusão da arte e da cultura. Sua atuação, de natureza preservacionista, está voltada para pesquisa, catalogação, certificação, avaliação, autorização do uso de imagens, conservação e restauro das obras do internacionalmente reconhecido artista plástico Manabu Mabe.

Espelhado no exemplo deste sonhador, conhecido como o Samurai da Pintura, o Instituto trabalha com a mesma dedicação e entusiasmo no sentido de preservar a identidade nacional para as futuras gerações e o legado do maior abstracionista que o Brasil conheceu, elevando seu talento ao mais alto grau de expressão estética e intelectual. Manabu Mabe honrou com seu trabalho incansável a pátria que adotou de corpo e alma.

Ciente da grandeza da obra do mestre e das responsabilidades advindas de sua iniciativa, o Instituto Manabu Mabe conta com o apoio da sociedade para manter sempre vivo o que Mabe considerava como patrimônio inalienável e motriz do desenvolvimento humano — a Arte, a Cultura e a Educação. Pautando sua atuação a partir deste eixo sociocultural o ideal de Manabu se mantém intacto e sua presença cada vez mais forte.