Noticias e Eventos

Você está aqui: Home

Conheça o Museu Manabu Mabe

E-mail Imprimir PDF

O Instituto Manabu Mabe, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura do Município de São Paulo, do Condephaat e da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, está reconvertendo o prédio do antigo Colégio Campos Salles.

A bela construção, situada na Rua São Joaquim, no coração do bairro oriental de São Paulo, projetado no estilo liberty pelo arquiteto italiano Giovanni Battista Bianchi, em 1911, abrigará o Museu Manabu Mabe.

Depois de décadas de abandono e de um incêndio que quase destruiu o prédio completamente, surgirá em seu lugar um novíssimo equipamento cultural que projetará internacionalmente o bairro paulistano da Liberdade.

O projeto de restauro do arquiteto Victor Hugo Mori, conceituado profissional na área de recuperação de imóveis de interesse histórico, tem por objetivo adequar a construção por meio de um conjunto de intervenções visando atualizar o acervo construtivo, viabilizando as instalações para o Museu Manabu Mabe, respeitando as características fundamentais do projeto original.

O museu, entre vários espaços especialmente projetados, terá salas para a exposição permanente de obras de Manabu Mabe e de outros artistas nipo-brasileiros. No espaço também serão expostas obras de artistas de outros países asiáticos e exposições temporárias, contemplando exposições de artistas nacionais e internacionais. Está prevista a construção de um auditório com capacidade para 250 pessoas que receberá confortavelmente eventos como: cursos, palestras, congressos, simpósios, workshops, cinema, vídeo e teatro. O projeto prevê também salas para cursos e oficinas de arte — cerâmica, aquarela e processos de restauração, entre outros — além de reserva técnica, laboratório de restauração de obras de arte, café e uma livraria de arte e cultura.

O Museu Manabu Mabe é a realização de um antigo sonho de Mabe que em breve poderá ser compartilhado com toda a comunidade.

Visite o site: www.museumanabumabe.com.br

 
Sobre o Mabe

Manabu Mabe chegou ao Brasil ainda criança e, com a família, foi pintar fileiras de pés de café na natureza indomada do interior paulista, no início do século XX, um trabalho árduo debaixo do sol tropical. Mas também chovia e, nos feriados, com os lápis crayon trazidos da escola primária do Japão, ele retratava a paisagem em papel ou em sacos de café. Adulto, Mabe vende o cafezal e instala-se em São Paulo decidido a viver de sua arte. Pinta natureza-morta, corpo humano e se deixa seduzir pelo cubismo, mas seu destino é ser o pioneiro do abstracionismo no Brasil. Sua obra é vista em exposições nacionais e internacionais e, na esteira do sucesso de crítica e público, chega o reconhecimento na forma de importantes premiações. O artista, uma figura radiante e positiva, sempre aberta às melhores influências, registrou o belo e o calor das cores brasileiras, adotando um estilo único chamado de pintura gestual, que mistura a caligrafia japonesa com manchas cromáticas.

Seja bem-vindo, você está entrando no universo da arte de Manabu Mabe, o Samurai da Pintura no Brasil.

  • Educativo

  • Crianças

Créditos: TV Cultura | TV Rá Tim Bum