Você está aqui: Home

Conheça o Museu Manabu Mabe

O Instituto Manabu Mabe, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Prefeitura do Município de São Paulo, do Condephaat e da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, está reconvertendo o prédio do antigo Colégio Campos Salles.

A bela construção, situada na Rua São Joaquim, no coração do bairro oriental de São Paulo, projetado no estilo liberty pelo arquiteto italiano Giovanni Battista Bianchi, em 1911, abrigará o Museu Manabu Mabe.

Depois de décadas de abandono e de um incêndio que quase destruiu o prédio completamente, surgirá em seu lugar um novíssimo equipamento cultural que projetará internacionalmente o bairro paulistano da Liberdade.

O projeto de restauro do arquiteto Victor Hugo Mori, conceituado profissional na área de recuperação de imóveis de interesse histórico, tem por objetivo adequar a construção por meio de um conjunto de intervenções visando atualizar o acervo construtivo, viabilizando as instalações para o Museu Manabu Mabe, respeitando as características fundamentais do projeto original.

O museu, entre vários espaços especialmente projetados, terá salas para a exposição permanente de obras de Manabu Mabe e de outros artistas nipo-brasileiros. No espaço também serão expostas obras de artistas de outros países asiáticos e exposições temporárias, contemplando exposições de artistas nacionais e internacionais. Está prevista a construção de um auditório com capacidade para 250 pessoas que receberá confortavelmente eventos como: cursos, palestras, congressos, simpósios, workshops, cinema, vídeo e teatro. O projeto prevê também salas para cursos e oficinas de arte — cerâmica, aquarela e processos de restauração, entre outros — além de reserva técnica, laboratório de restauração de obras de arte, café e uma livraria de arte e cultura.

O Museu Manabu Mabe é a realização de um antigo sonho de Mabe que em breve poderá ser compartilhado com toda a comunidade.

Visite o site: www.museumanabumabe.com.br